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Como contratar uma equipe de cadastro de produtos eficiente para o seu e-commerce?

Estamos vendendo cada vez mais online e a tendência é que essa forma de comércio aumente cada vez mais. Assim, adotar o e-commerce pode ser o caminho para o sucesso do seu negócio. No entanto, a transição para o e-commerce e a entrega dos produtos ou serviços ao cliente requerem uma equipe de cadastro de produtos verdadeiramente eficiente. 

Esse processo envolve desde a expertise de como dispor as informações do seu produto ou serviço de forma clara, até a estratégia certa para que o desempenho em SEO (aparecer nas pesquisas no Google) leve às altas conversões em vendas. Sem informações completas, por exemplo, ou qualquer falha no processo de entrega, seu e-commerce pode sofrer com reclamações dos consumidores e até pedidos de devolução. Dependendo de uma série de detalhes, as chances do consumidor desistir da compra são grandes.

Quais são os pontos que devo considerar ao planejar minha equipe de e-commerce?

1. SEO para e-commerce

Para garantir que seu produto se destaque nos resultados de busca do Google, é fundamental aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Essas estratégias são essenciais para posicionar seu site entre os primeiros resultados de pesquisa, superando a concorrência.

O profissional deve identificar as palavras-chave relevantes para o produto e integrá-las de forma estratégica no cadastro. Essas palavras-chave devem estar presentes no título, descrição e nas imagens primárias e secundárias do produto. Um cadastro de produto completo e bem estruturado desempenha um papel crucial, por isso, é importante uma página de produto/serviço informativa, organizada e com conteúdo claro para otimizar sua visibilidade online.

Além disso, é importante que o profissional domine o uso de ferramentas essenciais, como Google Keyword Planner, SemRush e Google Trends. Essas ferramentas fornecem insights valiosos para a escolha e otimização das palavras-chave, contribuindo para o sucesso da estratégia de SEO.

2. Excel

Tradicional e confiável, o Excel ainda desempenha um papel fundamental no dia a dia do responsável pelo cadastro de produtos. Frequentemente, esse profissional utiliza planilhas do Excel para monitorar os dados de vendas da loja online e compartilhar essas informações com os fabricantes para acompanhar as conversões online. Portanto, é essencial a capacidade de lidar com dados de forma rotineira, o que pode economizar tempo e esforço, agilizando o processo de cadastro e análise de dados

3. Tratamento de imagens


Você já ficou observando as vitrines e comparando os produtos antes de comprar? Assim como acontece quando você passeia pelo shopping ou por uma rua comercial, os consumidores online também comparam produtos antes de decidir. No entanto, a diferença está na amplitude da “vitrine”: na internet, essa variedade é infinitamente maior. Eles podem passar dias pesquisando até encontrar o melhor produto ou serviço.

Por isso, a qualidade das imagens é essencial para as lojas online. O profissional responsável deve saber adequar as imagens ao tamanho correto e corrigir cor e brilho, ou até mesmo realizar edições mais complexas, dependendo do produto ou serviço. 

De qualquer forma, ter habilidades básicas de redimensionamento e tratamento de imagens já é suficiente para o profissional responsável pelo cadastro.

4. Boa comunicação

É essencial saber escrever e-mails e cultivar um bom relacionamento com fornecedores e equipe. A comunicação eficaz é fundamental para evitar mal-entendidos entre diferentes departamentos, como design, redação e SEO. Ter habilidades de redação e conhecimento em ferramentas de e-mail marketing é uma vantagem considerável. Isso permite que a equipe execute tarefas estratégicas e estabeleça contatos importantes para o crescimento da loja online.

5. Proatividade  

Ter um profissional proativo na equipe é fundamental para evitar pequenos problemas e ampliar os resultados. Embora o cadastro de produtos possa parecer uma tarefa simples, é necessário realizá-la com cuidado e atenção aos detalhes. Caso contrário, isso pode afetar negativamente o posicionamento do site nos mecanismos de busca e, consequentemente, as vendas.

Ser proativo é uma característica essencial que impacta diretamente nos resultados do e-commerce. Espera-se desse profissional que estude, pesquise e encontre novas maneiras de melhorar a experiência de compra online. 

6. Ferramentas de gestão de conteúdo

Promover o uso de ferramentas de gestão de conteúdo é essencial não apenas para sua equipe, mas também para você como gestor. No contexto do e-commerce, onde lidamos com um volume considerável de informações e várias pessoas envolvidas, essas ferramentas são fundamentais.

Um software especializado, por exemplo, pode aumentar significativamente a eficiência da equipe, permitindo a padronização e automação da qualidade do conteúdo no site. Essa vantagem é especialmente importante porque, mesmo com a rotatividade na equipe, a curva de aprendizado para novos membros será consideravelmente reduzida.

Entendemos que encontrar profissionais com esses perfis pode ser desafiador, por isso, é crucial investir em treinamento contínuo. Isso permite que os colaboradores desenvolvam as habilidades necessárias para se adaptar às demandas específicas do seu negócio.

Na Solcorp, estamos comprometidos em auxiliar empresários a alcançarem o sucesso em todas as etapas do seu empreendimento. Não hesite em nos contatar para criarmos juntos a melhor estratégia de transição do seu negócio para o mundo online. Estamos aqui para ajudar!